Mercado da Bola: Paulo Pelaipe ganha força nos bastidores para assumir comando do futebol
publicidade
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Rui Costa descarta retorno ao Grêmio, e Paulo Pelaipe ganha força nos bastidores para assumir comando do futebol
Uma reviravolta de bastidores movimentou o ambiente do Grêmio e mudou completamente o rumo esperado para a estrutura de futebol do clube. Até então tratado como nome praticamente certo para assumir o cargo de executivo em 2026, Rui Costa não retornará ao Tricolor. O dirigente optou por renovar seu contrato com o São Paulo na noite desta sexta-feira (14), frustrando expectativas criadas desde o período pré-eleitoral em Porto Alegre.
ads
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Renovação relâmpago com o São Paulo muda o jogo
A permanência de Rui Costa no Morumbi pegou muitos gremistas de surpresa. A negociação aconteceu de forma rápida e discreta, selando um acordo de mais três anos no clube paulista. Quem acompanhou os bastidores garante que o São Paulo agiu de forma ágil ao perceber que o nome do executivo voltava a ganhar força no mercado — especialmente diante da movimentação política no Grêmio.
Com sua decisão tomada, Rui encerrou qualquer possibilidade de retorno ao clube onde construiu grande parte de sua carreira como dirigente.
ads
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Como começou a novela
Ainda antes do processo eleitoral, Rui Costa havia sido procurado por Paulo Caleffi, que buscava entender a situação contratual do dirigente. As conversas avançaram de maneira promissora, e Rui deixou claro que só daria uma resposta definitiva após o término das eleições no Grêmio.
Assim que o primeiro turno foi concluído, a chapa de Odorico Roman e Dutra Júnior também procurou Rui Costa e indicou que faria um esforço significativo para trazê-lo de volta à Arena caso saísse vencedora. A disputa política acabou criando no imaginário do torcedor a sensação de que qualquer que fosse o presidente eleito, Rui Costa seria o novo executivo.
Mas a realidade foi outra.
ads
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Insegurança e falta de alinhamento selaram o desfecho
Os contatos do pós-eleição não mantiveram o nível de garantia e valores apresentados na primeira sondagem. A falta de confirmações e ruídos internos acabaram gerando desconforto. Ao mesmo tempo, as constantes informações vazadas para a imprensa aumentaram a instabilidade da negociação.
Nesse cenário, o São Paulo percebeu a oportunidade e entrou firme para garantir a permanência do dirigente — o que deu certo.
ads
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Paulo Pelaipe emerge como favorito para assumir o cargo
Com a saída de Rui Costa do radar, o nome que volta a ganhar força — e que, nos bastidores, já era considerado o preferido pelos novos gestores — é Paulo Pelaipe, atual dirigente do Cruzeiro.
Fontes em Belo Horizonte afirmam que, desde quinta-feira, já circula a informação de que Pelaipe estaria apalavrado com o Grêmio. A confirmação oficial pode ocorrer ainda neste final de semana.
Pelaipe é um velho conhecido da torcida gremista e figura de confiança de setores importantes da política interna. Sua chegada representaria um retorno a um estilo de gestão mais diretivo, com forte presença no vestiário e habilidade em negociações de mercado.
ads
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Mais mudanças vêm aí
A nova gestão do Grêmio promete uma série de ajustes estruturais para 2026. Além do executivo, novos nomes devem ser incorporados ao departamento de futebol, com foco em reconstrução, maior profissionalismo e reaproximação com o torcedor.
A expectativa agora é pelo anúncio oficial de Pelaipe e pelas próximas decisões que moldarão o futuro do clube.
ads
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});